A internet está mudando o mundo de diferentes formas. Uma delas é a Internet das Coisas. Abaixo, você conhece mais sobre o conceito!
Não é nenhuma novidade que a internet está mudando a forma como nos relacionamos entre si e até mesmo com as coisas ao nosso redor. Algo que surgiu há relativamente pouco tempo e que vem revolucionando o mundo da tecnologia é a chamada Internet das Coisas.
Estima-se que nos próximos 10 anos, essa tecnologia já estará acessível para qualquer pessoa e irá conectar tudo que conhecemos hoje, seja um simples interruptor de luz até tarefas mais complexas.
Se você não sabe do que estamos falando, então vale a pena conhecer o nosso texto sobre a Internet das Coisas e o seu impacto no cotidiano das pessoas. No texto abaixo, você confere tudo isso e muito mais. Veja!
O que é Internet das Coisas?
Internet das coisas (ou IoT, do inglês Internet of Things) é um conceito que se refere à conexão de objetos físicos à internet, permitindo que eles se comuniquem e troquem dados entre si e com outros dispositivos.
Isso significa que aparelhos e objetos cotidianos, como eletrodomésticos, veículos, câmeras de segurança, sensores de movimento e outros, podem ser controlados e monitorados de forma remota por meio de um aplicativo ou plataforma digital.
Com a IoT, é possível automatizar tarefas, coletar dados em tempo real, otimizar processos e melhorar a eficiência em diversos setores, como indústria, saúde, transporte, entre outros.
Para entender melhor, você já deve ter ouvido falar naquelas caixinhas de som inteligentes, como é o caso da Alexa. Ela utiliza comandos de voz para diversos tipos de tarefas, inclusive se conectar com outros eletrodomésticos.
Assim, com um simples comando, você pode fazer com que ela acenda ou apague uma luz, toque determinada música, entre outros.
Origem da Internet das Coisas
O conceito foi discutido pela primeira vez ainda no ano de 1991. Durante esse período, a conexão que conhecemos hoje como TCP/IP (presente no seu roteador) estava ganhando popularidade.
O cofundador da empresa Sim Microsystem, Bill Joy, trouxe uma visão da Conexão Device para Device (D2D) aplicada no cotidiano, originando o que temos hoje, que é a interligação de diversos aparelhos, unidos e automatizados.
Como funciona?
A Internet das Coisas tem aplicação direta em diversos segmentos da sociedade. Isso porque essa tecnologia foi criada para fazer com que haja uma interação nos mais diversos tipos de objetos.
Com essa interação, ocorre, por consequência, uma automatização e facilitação de tarefas. Em outras palavras, a internet das coisas tem por objetivo trazer mais comodidade para a rotina do dia a dia, abrangendo não apenas uma pessoa, mas a humanidade como um todo.
Pense em uma empresa que trabalha na produção de veículos. Com a IoT, essa empresa consegue conectar todos os seus setores e interligá-los no processo de produção, aumentando a produtividade e reduzindo os riscos e problemas.
Essa tecnologia tem um grande potencial para melhorar a eficiência e produtividade em diversos setores, como manufatura, saúde, transporte, varejo e muitos outros, além de permitir o desenvolvimento de novos produtos e serviços inovadores.
No entanto, a IoT também apresenta desafios, como questões de segurança e privacidade dos dados, que precisam ser endereçados para garantir um uso seguro e responsável da tecnologia.
Uso da Internet das Coisas na prática
Existem diversos exemplos de uso da Internet das Coisas na prática. Atualmente, os mais conhecidos são:
Em casa: uma das utilizações mais comuns da Internet das Coisas é justamente em casa. Provavelmente, você deve ter uma smart TV, geladeira ou mesmo caixinha de som inteligente. Todos eles utilizam a IoT.
No dia a dia: no dia a dia, utilizamos acessórios inteligentes que facilitam algumas tarefas e trazem mais comodidade, como é o caso dos fones de ouvido sem fio e dos relógios smartwatch.
Saúde: outro uso prático da IoT envolvendo a saúde consiste na utilização dos relógios inteligentes para medição e diversos dados do paciente, como é o caso da sua pressão arterial, da saturação sanguínea, diabetes entre outros.
No trânsito: a IoT pode revolucionar a mobilidade urbana através do confronto de dados e soluções para resolver problemas relacionados ao congestionamento. Isso porque a tecnologia verifica e analisa cada uma das vias do país, bem como traz soluções para o tráfego.
Agricultura: por fim, outro setor que se beneficia com a Internet das Coisas é o da agricultura. Isso porque a IoT é capaz de monitorar a temperatura e a umidade do ar e do solo para, por exemplo, ligar o sistema de irrigação.
Portanto, trata-se de uma tecnologia que possui aplicação em praticamente todo e qualquer segmento da sociedade. Em poucos anos, a Internet das Coisas se tornará uma das principais fontes de automatização e solução de problemas, tudo isso em conjunto com a Inteligência Artificial.
Conclusão
De fato, o avanço da tecnologia tem proporcionado à humanidade diversos tipos de benefícios. A IoT é um deles. Em breve, a internet das coisas e a Inteligência Artificial irão “dominar” todas as áreas de conhecimento.
Dominar no sentido de gerenciamento e desenvolvimento, ou seja, elas encontraram soluções para os principais problemas enfrentados pela sociedade.
Portanto, essas tecnologias revolucionárias serão as maiores aliadas das pessoas, seja para acender uma lâmpada, seja para realizar uma cirurgia extremamente complexa!