A Inteligência Artificial é uma das grandes apostas dos cientistas para o futuro. A seguir, você conhece mais sobre essa novidade!
Compreender o que é inteligência artificial pode parecer algo extremamente complicado. No entanto, podemos adiantar que essa tecnologia é relativamente simples e promete mudar a forma como nos relacionamos, especialmente no que diz respeito a automação de processos e facilitação de atividades cotidianas.
Isso porque um dos objetivos da inteligência artificial é justamente imitar o raciocínio humano na tomada de decisões e até mesmo na criação de novas coisas. Sendo assim, os computadores teriam a capacidade de pensar e de tomar decisões a partir de parâmetros conhecidos.
Portanto, para entender melhor o que é inteligência artificial, a sua aplicação e várias outras informações importantes, continue a leitura do nosso texto e aprenda mais sobre o tema. Confira tudo isso e muito mais a seguir.
O que é Inteligência Artificial?
Se você enfrenta dificuldades em compreender o que é inteligência artificial, antes de tudo preciso ter em mente que se trata de um ramo da ciência da computação voltado à elaboração de dispositivos capazes de simular o pensamento humano.
Sendo assim, a inteligência artificial tem a capacidade de simular o pensamento das pessoas na tomada de decisões e resolução de problemas. Logo, ela estuda as informações que lhe foram repassadas e busca resolver o problema com base nessas mesmas informações.
Embora tenha ganhado popularidade apenas nos últimos anos, a inteligência artificial foi criada na década de 80 e está diretamente relacionada aos conceitos de Machine Learning (aprendizado de máquina). Assim, não é algo tão novo quanto as pessoas pensam.
Para entender melhor sobre o funcionamento da inteligência artificial, imagine os dispositivos Alexa, Siri e Cortana. Cada um deles provavelmente deve estar no seu celular ou computador e se tratando de assistentes virtuais acionados por comando de voz.
Portanto, utilizando palavras específicas, você consegue falar com esses assistentes, que nada mais são do que a própria inteligência artificial, capaz de aprender com o seu uso, de acordo com as definições do usuário.
Como a Inteligência Artificial funciona?
Como dito, a inteligência artificial é uma tecnologia capaz de combinar os dados e fazer o seu processamento a partir de algoritmos inteligentes. Dessa forma, o software consegue aprender de maneira automática, conforme padrões pré-estabelecidos.
Em outras palavras, a máquina consegue aprender com base nos parâmetros predeterminados, bem como no fluxo de informações que chega a ela e passa por um banco de dados gigantesco. Assim, identifica, mapeia e cria tanto as decisões quanto às respostas às perguntas.
Surgimento da Inteligência Artificial
O surgimento da IA remonta a meados dos anos 40, quando os estudos nesta área tentaram se desenvolver, mas sem muita ambição.
Naquela época, a principal finalidade era encontrar novas aplicações para os computadores e para a indústria bélica, dado o contexto da Segunda Guerra Mundial.
Com o passar do tempo, tornou-se mais claro o que é a Inteligência Artificial e o que uma máquina altamente controlada poderia oferecer. Foi aí que surgiu a linha de pesquisa na biologia, com o objetivo de imitar as redes neurais humanas.
Apesar de os estudos terem passado por uma fase de estagnação na época, eles renasceram no final dos anos 80. Hoje, a IA se popularizou graças aos avanços na computação e à grande quantidade de dados disponíveis, tornando-se um tópico de destaque na área empresarial.
Aplicações da Inteligência Artificial
Se você já entendeu o que é inteligência artificial, está na hora de conhecer algumas de suas principais aplicações. Pois, como dito anteriormente, a capacidade de simular o pensamento e a tomada de decisão do cérebro humano faz com que a tecnologia ganhe larga aplicação.
Sendo assim, separamos algumas aplicações da inteligência artificial em várias áreas de conhecimento humano. Confira a seguir cada uma delas:
Nas empresas
A IA revolucionou a forma como os clientes adquirem produtos, especialmente no caso dos consumidores da internet.
Com a introdução de chatbots, os computadores conseguem imitar uma conversa real entre pessoas e responder às perguntas dos clientes sem que eles percebam que estão lidando com uma máquina.
Além disso, a Inteligência Artificial permite atendimento personalizado e já é aproveitada por grandes empresas em todo o mundo. Por exemplo, para comprar maquiagem na Sephora, é possível enviar uma foto do rosto e descobrir quais são as melhores tonalidades para o tipo de pele.
Na indústria
As indústrias também contam com a ajuda da inteligência artificial nos seus processos. Isso porque, por meio de uma análise de dados, a partir dos equipamentos que estão conectados à rede, os sistemas conseguem prever as demandas e os carregamentos.
Dessa forma, ocorre uma redução considerável nos erros e nos custos, alcançando consequentemente um aumento nos lucros da empresa. Portanto, a inteligência artificial torna-se uma grande aliada das indústrias.
Na saúde
Até a saúde consegue se beneficiar com uso da inteligência artificial. Isso porque a IA possibilita a utilização dos chamados assistentes virtuais. Esses assistentes atuam lembrando paciente do uso de medicamentos, beber água, fazer exercícios físicos e comer comida saudável.
Porém, isso é apenas 1% do que a inteligência artificial pode fazer na área da saúde. Sendo assim, nos dias atuais, já existem robôs que utilizam essa tecnologia e auxiliam os médicos nas cirurgias, reduzindo as chances de erro.
Nos Esportes
A Copa do Mundo foi um dos maiores exemplos de utilização da tecnologia de inteligência artificial no mundo dos esportes. Isso porque ela foi capaz de medir a velocidade do chute, verificar se a bola saiu de campo, calcular a distância percorrida pelos jogadores e muito mais.
Tudo isso é feito a partir de um sistema conhecido como VAR, que consiste em um monitoramento por meio de vídeo e de inteligência artificial de tudo que acontece na partida. Assim, ajuda o árbitro a tomar decisões justas, de acordo com o que efetivamente aconteceu em campo.
Conclusão
A inteligência artificial é sem dúvidas uma das maiores descobertas tecnológicas do século. Em um futuro próximo, ela será útil para praticamente qualquer atividade da vida humana. Sendo assim, saber o que é Inteligência Artificial torna-se imprescindível.
Portanto, se você gostou do nosso texto, não esqueça de comentar e compartilhar nas redes sociais. Além disso, aproveite e se inscreva para receber novos conteúdos em primeira mão todos os dias.